Lançado o livro Viagem Lenta!

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia” – Robert Collier

É com imensa satisfação que o blog Valores Reais anuncia o lançamento do livro Viagem Lenta, do amigo André Azevedo, autor do blog de mesmo nome!

Trata-se de um livro de valor extraordinário para todos aqueles que buscam conhecimento de alta qualidade na área de finanças pessoais e investimentos, escrito por uma pessoa que, além de ter praticado (e ainda praticar!) aquilo que escreve, conseguiu consolidar sua independência financeira – o popular FIRE – e, como se não bastasse tudo isso, ainda mantém um excelente blog onde trata de temas correlacionados à área financeira e de investimentos.

Para além de todas as virtudes acima enumeradas, convém também destacar que o André é ainda um dos maiores comentadores do próprio blog Valores Reais, sempre escrevendo comentários de inegável valor que complementam muito bem os conteúdos tratados nos artigos que são publicados todas as semanas.

Mas do quê trata exatamente o livro Viagem Lenta?

Nada melhor do que o próprio André para explicar o conteúdo da obra:

“O que você espera de um livro que pode viabilizar a conquista de sua liberdade e independência financeira?

Talvez deseje que o autor já seja independente financeiramente há vários anos e viva exclusivamente da renda gerada pelos seus investimentos, sem receber ganhos de vendas de livros, palestras, assessorias ou monetizações do YouTube. Afinal, ele está com a pele em jogo há mais de vinte anos nessa jornada.

Talvez anseie que o livro não fale apenas de finanças pessoais, pois você supõe que há algo mais além dos benefícios proporcionados pelo dinheiro. Provavelmente, você gostaria de entender o real significado da liberdade e como o tempo diário adicional pode reforçar o protagonismo em sua vida, disseminando comportamentos positivos que influenciarão todo o seu meio.

Esse livro procura tratar de ambos os assuntos, tendo como pano de fundo uma história real, de alguém que após 10 anos de estudos e implementação de uma carteira de investimentos adequada, pediu demissão de seu emprego e vive, já há mais de 10 anos, sua aposentadoria antecipada, financiada pelos rendimentos de seu portfólio.

Ah, por que “Viagem Lenta”? Baixe uma amostra e descubra na apresentação do livro!

Mas, se você prefere antes visualizar o índice do livro, ele está abaixo!

– Apresentação –

– 1 –  Inocência Financeira: Década Perdida?

– 2 –  O Despertar: Tempo é Fundamental!

– 3 –  O Início dos Aportes e Investimentos

– 4 –  Perfil Financeiro – Renda Fixa ou Variável?

– 5 –  Alocação de Ativos: Companheira Inseparável

– 6 –  O Rebalanceamento de Ativos

– 7 –  O Começo do Voo Solo para a FIRE

– 8 –  O Crash de 2008: Salvo pelo Dólar

– 9 –  Vestibular e o Pedido de Demissão

– 10 –  A Decisão de Tornar-se Livre

– 11 –  Educação Física e Minimalismo

– 12 –  Viagem à Ásia e Felicidade

– 13 –  Confrontando Novos Desafios

– 14 –  Mantendo o Foco nos Investimentos

– 15 –  Alugar ou Comprar Imóvel?

– 16 –  E um Carro, é Necessário?

– 17 –  A Rotina de um Investidor

– 18 –  O Número Ideal de Papéis no Portfólio

– 19 –  FIRE ou apenas FI?

– 20 –  As 5 Formas de Aposentadoria

– 21 –  Gerentes, Assessores e Casas de Análises

– 22 –  Independência Financeira Ativa ou Passiva?

– 23 –  ETFs: o Caminho para a Gestão Passiva?

– 24 –  Iniciando uma Carteira de Investimentos

– 25 –  Pais e Filhos

– 26 –  Os 5 Elementos

– Posfácio –

– Sobre o Autor –

– Apêndice A –  Lições da Raposa e do Pequeno Príncipe

– Apêndice B –  Pensamento Linear e Não Linear

– Apêndice C –  Finanças Comportamentais: 11 Vieses Cognitivos

– Anexo 1 –  Alocações dos Ativos

– Anexo 2 –  Rentabilidades do Portfólio

Dá pra ler de graça!

Quer mais? Pois então tem. O livro custa menos de R$ 20, mas é possível lê-lo de graça no Kindle Unlimited, aproveitando o período de testes de 30 dias que a Amazon costumeiramente oferece aos seus leitores iniciantes no plano de assinatura mensal de eBooks da Biblioteca Kindle. Novamente trago aqui a citação do André:

“Se você é assinante do Kindle Unlimited, você pode ler o livro de graça. Resolvi, ao menos no começo, uma vez que não tenho dom algum na área de marketing, mantê-lo no programa interno da Amazon. É também uma forma das informações alcançarem mais pessoas.

Caso você nunca participou do Kindle Unlimited, você pode fazer um teste de 30 dias gratuitos clicando nesse link. E então, ler o livro gratuitamente dentro desse período. Se não gostar, você pode cancelá-lo posteriormente”.

Já sou leitor assíduo do blog Viagem Lenta, por quê devo comprar o livro?

O André dá detalhadas explicações sobre as vantagens do livro em relação ao blog, as quais eu assino embaixo.

Um dos grandes diferenciais do livro é fazer uma seleção dos melhores artigos do Viagem Lenta, na forma de um encadeamento sequencial com começo, meio e fim.

Além disso, os capítulos tratados no livro são acrescidos e enriquecidos com trechos da vida pessoal do autor, mostrando a repercussão prática dos temas financeiros tratados na obra.

Como se tudo isso ainda não bastasse, muitos textos extraídos do blog foram reescritos e reformatados, para estarem em coesão com o formato de um livro, justamente para dar coerência estrutural de começo, meio e fim.

Meus agradecimentos

Tive o privilégio de ler os originais da obra, e esse post não deixa de ser um agradecimento pela oportunidade ímpar de ter tido o contato prévio com a obra, que já estava excelente na, digamos assim, versão “rascunho”, e que ficou ainda mais encorpada e robusta na versão final.

Eu já havia prestado um tributo ao blog do André e também ao da Rosana nesse artigo publicado em 2019: Um tributo a dois blogs: Viagem Lenta e Simplicidade & Harmonia, e reafirmo aqui as palavras proferidas outrora:

Minha sugestão é muito simples: adicione um tempo semanal, de apenas 10 a 15 minutos por semana, a fim de incluir a leitura de mais esses dois excelentes blogs à sua rotina de leituras – além do livro ora lançado, claro. 😉

Deixe um pouco de lado aqueles canais do YouTube de besteirol que não acrescentam nada, aqueles perfis de Instagram/Twitter de zueira que só servem pra distrair, e tenha um pouco mais de seletividade naquilo que consome sua atenção.

Seu cérebro não é e não merece ser um depósito onde as pessoas lançam fora aquilo que há de mais grotesco e inútil, mas sim um lugar propício para receber conteúdo e aprendizagem que possa efetivamente elevar o padrão de sua vida a um patamar mais alto.

Hoje em dia, as pessoas estão ficando cada vez mais alienadas das reais necessidades de procurarem algo de valor que as elevem e as projetem em níveis mais altos de realização pessoal.

O hábito das leituras de livros tem sido cada vez mais abandonado e deixado de lado, substituídos por telas digitais em que boa parte das pessoas, principalmente as das gerações mais novas, preferem consumir a maior parte de seu tempo com distração, ao invés de concentração.

O resultado tá aí: conforme a BBC publicou semana passada, pela primeira vez, os filhos estão com QI inferior ao dos pais.

Então, é preciso resgatar hábitos e comportamentos que fomentem a educação, o foco, a concentração, e usar livros é um excelente meio para retomar a capacidade de construção e fortalecimento de memórias e da imaginação.

Conclusão

Tudo o que vale a pena nessa vida requer esforço. O livro Viagem Lenta é uma prova viva disso.

Alcançar a liberdade financeira e desfrutar da vida em seus quadrantes mais emocionantes e gratificantes requer, sim, estudo, planejamento, disciplina, empenho e dedicação.

Sem esses ingredientes fundamentais, fica difícil conquistar algo de valor em sua vida – e o André prova isso ao narrar e expor os seus pensamentos, ideias e hábitos que o levaram a uma vida gratificante de busca pelo saber prático e pelos resultados positivos ao longo de uma vida.

A viagem não precisa ser rápida – inclusive a viagem rumo à liberdade financeira. É preciso aproveitá-la enquanto se está fazendo o caminho. Ela pode, portanto, ser lenta e, ao mesmo tempo, gratificante, emocionante, rica, reflexiva e produtiva.

Parabéns ao André pela iniciativa pioneira de transformar um blog financeiro em um livro! Tenho certeza de que alcançará e inspirará muitos leitores a transformarem positivamente as suas próprias jornadas.

Boa leitura!

 

O post Lançado o livro Viagem Lenta! apareceu primeiro em Valores Reais.

Fale Conosco
Mande um WhatsApp