Presidente iraniano diz estar feliz que Trump está deixando poder

ByMax Blanc

dez 16, 2020
Irã está feliz com saída de Trump

Irã está feliz com saída de Trump

Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS

O presidente do Irã, Hassan Rohani, expressou nesta quarta-feira (16) sua alegria pelo fato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estar perto de deixar o cargo e o chamou de “terrorista” e “desprovido de princípios humanos”.

“Não estamos entusiasmados com a chegada do Sr. Biden, mas certamente estamos muito felizes com a saída de Trump”, disse Rohani, durante a sessão semanal de gabinete, informou o site oficial da Presidência.

“A saída de um homem que cometeu um crime e foi terrorista e que não teve misericórdia de nossa vacina e era desprovido de princípios humanos é gratificante para nós e estamos muito felizes que este tirano tenha sido derrubado”, acrescentou.

Na última segunda-feira, o Colégio Eleitoral dos EUA confirmou Joe Biden como presidente eleito, e o Irã espera que o novo governo americano retorne ao seu compromisso sobre o acordo nuclear.

Trump, em 2018, retirou seu país do acordo nuclear entre o Irã e as seis grandes potências mundiais e impôs duras sanções contra a nação persa.

A dura situação criada no Irã devido a essas sanções têm sido tal que as autoridades de Teerã se consideram em “uma guerra econômica imposta”.

Rohani reiterou que, “se hoje existe alguma pressão sobre o Irã, é por causa da arrogância que infelizmente ainda permanece” com o governo Trump por algumas semanas.

“Se eles (os EUA de Biden) querem o caminho certo, está aberto; e se eles querem o caminho errado, também está aberto”, disse Rohani, expressando em seguida sua esperança de que o governo do novo presidente seja claro sobre o voto de seu povo.

“A nação americana votou no estado de direito e no compromisso com os pactos, não a favor da anarquia e da violação de tratados. Nossa exigência é de estabilidade, segurança, paz em todo o mundo e interação construtiva com todos os países. Os americanos podem escolher o caminho da interação”, completou Rohani.

Fale Conosco
Mande um WhatsApp